Alien: Romulus abusa de efeitos práticos em homenagem à história da franquia
Alien: Romulus abusa de efeitos práticos em homenagem à história da franquia

Minha abordagem foi criar um verdadeiro filme de terror com personagens limitados e usar efeitos práticos sempre que pudesse. Eu queria tirar o chapéu para todos os cineastas que vieram antes de mim e homenagear a franquia Alien de várias maneiras.
Fede Alvarez, diretor de Alien: Romulus
O que são efeitos práticos?
- Efeitos práticos são técnicas utilizadas na produção de filmes para criar efeitos visuais no próprio set de filmagem, em vez de serem adicionados digitalmente na pós-produção.
- Eles envolvem o uso de elementos físicos e mecânicos, como maquiagem, próteses, animatrônicos (criaturas ou objetos mecânicos controlados remotamente), miniaturas, explosões reais, cenários construídos, entre outros.
- Esses efeitos são criados manualmente e filmados diretamente com a câmera, o que pode proporcionar um senso maior de realismo.
- Na história do cinema, os efeitos práticos foram amplamente utilizados antes do advento dos efeitos visuais digitais (CGI), e muitos cineastas ainda preferem usá-los por sua autenticidade e impacto visual.
Estratégias de uso do efeito prático em Alien: Romulus
Tudo o que projetamos, coordenamos com aderência, eletricidade, efeitos especiais e a equipe de efeitos visuais. Isso permitiu que todos os cenários fossem reais: as luzes passam pelas aberturas, a fumaça dos efeitos especiais passa por todas as luminárias, todos os interruptores de botões funcionam e piscam, todos os monitores eram reais e operados ao vivo.
Naaman Marshall, designer de produção de Alien: Romulus

A criação das criaturas icônicas da franquia também seguiu essa linha de respeito ao legado. Alvarez reuniu uma equipe de peso, composta por alguns dos mais renomados designers de efeitos visuais e criaturas da indústria cinematográfica.
Entre eles, Shane Mahan, da Legacy Effects, que supervisionou o design e a criação dos Xenomorfos, e Richard Taylor, da Wētā Workshop, responsável pelo design conceitual das facehuggers. “As criaturas são uma mistura de próteses e animatrônicos controlados por equipes de marionetes, o que permite que o filme pareça fundamentado e corajoso”, explica Alvarez.
Comentários
Postar um comentário